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  • Rodrigo Moreira

PILATES PARA HOMENS

Por Claudio Rmanatto | Instrutor KSP


Mas, Pilates não é aquele exercício só para mulheres? Ou para idosos? Ahh para reabilitação! Meu cunhado fez Pilates como fisioterapia para se recuperar de uma lesão no futebol!!! O bom do Pilates é que é só alongamento!!!

Para leigos o Pilates é um retrato de todas as frases que acabamos de ler, porém, o método foi criado para ser praticado por qualquer pessoa independente do sexo, idade, se tem ou não algum tipo de patologia, e principalmente por HOMENS. Hoje o que ainda encontramos por aí são pessoas que não conhecem e nunca experimentaram o Pilates e tem preconceito, dizendo que é somente praticado por mulheres ou então por idosos ou como fisioterapia.

Para mudar este conceito errado sobre o Método Pilates, seguem algumas informações que todo homem deveria saber.


HISTORICAMENTE, PILATES FOI CRIADO POR UM HOMEM.

O criador do Método foi um homem, nascido na Alemanha em 1880, Joseph Humbertus Pilates, na sua infância teve uma saúde frágil, estudou sobre o funcionamento e anatomia do corpo, além de buscar a melhora de sua saúde com a prática de exercícios, entre elas Yoga, Boxe, Ginástica, entre outras. Na primeira guerra mundial ele desenvolveu uma série de exercícios respiratórios, que tiveram grande influência da Yoga e das artes marciais, ele atribuiu a sobrevivência dos soldados à uma epidemia de influenza, naquela época, à execução dos exercícios criados e propostos por ele, mesmo que não houvesse comprovação cientifica.

Em 1926, em função da situação política na Alemanha, mudou-se para Nova York onde conheceu Clara, sua esposa, abriu um estúdio para trabalhar com sua técnica e atraiu atenção de muitas pessoas.

Em meados de 1930, seus Clientes basicamente eram HOMENS, empresários, profissionais liberais, médicos, em um período em que a Mulher era mais dedica as atividades do lar e a Cultura vigente era extremamente patriarcal, era difícil Joseph atender alunas mulheres. Isso apenas começou quando ele passou a receber bailarinas da Broadway em seu Studio. Além do mais, as poucas clientes mulheres que não eram bailarinas, normalmente eram atendidas por Clara sua esposa.


PILATES TRABALHA O CORPO COMO UM TODO, E MELHORA A CONDIÇÃO FÍSICA PARA OUTROS ESPORTES.

O conceito básico que Joseph pregava é que precisamos dedicar mais tempo e atenção para a questão de como adquirir uma boa forma física, não devemos dedicar apenas ao grupo muscular favorito ou tipo de atividade física predileta, mas sim, devemos propiciar desenvolvimento uniforme de todo nosso corpo e deixar nossos órgãos em condições normais para que possamos trabalhar melhor no dia a dia e ter vitalidade suficiente e reserva á noite, para assim, aproveitar o prazer da compensação, do equilíbrio e do descanso.

Os homens normalmente têm a ideia de que o treino deve ser pesado, e que quanto mais pesado, mais vezes e mais sofrido for, melhor será os seus resultados para ganhar músculos fortes e definidos, isso é um grande erro. O Pilates para homens pode ser tão pesado e intenso como qualquer outro treinamento de força que os homens já possam ter tentado.

Uma aula de Pilates promove o aumento de força e alongamento dos músculos do nosso corpo, trabalhando todos os grupos musculares, até mesmo alguns que nunca sentimos em outras modalidades, resultando então em um desenvolvimento equilibrado sem sobrecarga desnecessária.

Esportes como Futebol, Tênis, Corrida, Natação, entre outros, são muito praticados e normalmente os homens acreditam não necessitar de outra Atividade por essa ser satisfatória para o seu prazer e lazer. Isso é bom até o momento que surge uma lesão que o limita de continuar tal atividade. Como o Pilates trabalha o corpo como um todo, além de múltiplos planos e com foco no Core, todas as demais modalidades são otimizadas com o trabalho concomitante como o Pilates. Se você já faz alguma atividade física, ao começar o Pilates, não será necessário abandonar a outra atividade, muito pelo contrário, o seu rendimento nela será bem maior e mais seguro contra possíveis lesões.


PILATES PROMOVE DEFINIÇÃO MUSCULAR, E FORTALECIMENTO DOS MUSCULOS ABDOMINAIS.

O fortalecimento dos músculos abdominais é bastante eficiente nas aulas de Pilates para homens. Uma aula de Pilates, além de passar pelos exercícios que focam nos abdominais, todos os demais exercícios são direcionados para que o nosso centro de força seja desafiado o tempo todo, sendo assim o CORE, que são músculos do períneo, abdômen e paravertebrais são ativados e trabalhados na aula toda. Essa é a base das aulas de Pilates.

A variedade de exercícios propostos pelo Pilates consegue atuar em diferentes músculos do corpo, desde aqueles que você está habituado a fortalecer até os que não costumam ser trabalhados normalmente.

O Pilates para homens ajuda na tonificação muscular, alongando ao mesmo tempo de forma com que eles não percam a flexibilidade.

Outro ponto importante na tonificação, é que o Pilates ao contrário da academia desenvolve todos os músculos do corpo, ele trabalha todas as partes do corpo.


SAUDE SEXUAL DO HOMEM É PROLONGADA

Um benefício que pode ser uma curiosidade, é o benefício que a prática do Método proporciona para a atividade sexual, tanto do homem quanto da mulher, isso porque o Pilates promove oxigenação do corpo e facilita a distribuição de sangue e de hormônios pelo corpo.

Por trabalhar na região pélvica e contribuir com a flexibilidade do corpo, o Pilates ajuda a potencializar a disposição e o desempenho sexual. É importante lembrar que a prática dessa atividade física também libera endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar, satisfação e prazer.

O Método é conhecido por prevenir diversas doenças, uma delas o câncer de próstata, uma das mais comuns entre os homens. A redução do risco acontece, por ser associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico e o Pilates tem exercícios que estimulam o fortalecimento dessa região do corpo.


ESTRESSE E A COLUNA

O dia a dia agitado, repleto de afazeres e pressão sofrida no trabalho, pode causar estresse. E até contra esse problema o Pilates passa a ser recomendado, já que ele contribui para o controle da ansiedade e para o desenvolvimento da concentração. A atividade também é responsável pela harmonia do corpo e pelo desenvolvimento do equilíbrio da mente.

A modernidade é uma aliada no nosso dia-a-dia, mas também nos acomoda quando falamos de cansaço físico e mental. Todas as profissões bem-conceituadas e almejadas por nós hoje em dia nos exigem demasiadamente a capacidade de pensar, daí o stress mental, além de boa parte delas serem sentados, na frente do computador, ou em esforços repetitivos por horas durante o dia, assim é inevitável o surgimento de dores. Dores nas costas, ombros e pescoço são os mais comuns.

As dores nas costas podem ter diversas explicações, mas uma das mais recorrentes é a má postura. Além desses incômodos, a postura errada também pode gerar desvios, como a hipercifose e a hiperlordose, entre outros.

Com o Pilates, você evita esse tipo de problema por meio de reabilitação e de exercícios que atuarão diretamente na área. O fortalecimento do core também será essencial para que você consiga manter a coluna ereta, evitando os problemas mencionados.


O PILATES PODE SER DIVERTIDO E DESAFIADOR

As aulas são realizadas em grupo ou individualmente. Pelo fato de o Pilates ser para TODOS, para os homens fica mais divertido, descontraído e motivador ser praticado com a esposa, com a família ou os com amigos.

Com a evolução da consciência corporal os níveis dos exercícios são evoluídos de forma adequada e segura, mas de maneira bem desafiadora, como os exercícios pendurados e as inversões.


EM RESUMO, TODOS OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA HOMENS:

  • Aumento da capacidade respiratória,

  • Promove o aumento da circulação sanguínea,

  • A musculatura abdominal ganha força e definição, o que é a base para que todas as outras atividades diárias,

  • Os músculos do corpo se desenvolvem harmonicamente,

  • A lexibilidade e amplitude dos movimentos ficam aumentados,

  • Alonga os músculos que ficam mais resistentes,

  • Corrige a postura e promove o alinhamento do corpo,

  • Aumento da performance em outros esportes,

  • Elimina dores e previne lesões/contusões, auxiliando a recuperação músculo-esquelético sobrecarregado,

  • Melhora da performance sexual,

  • Previne o surgimento de câncer de próstata,

  • Alivia o Stress do Dia-a-Dia

  • Promove a sociabilização

Agora que você sabe mais sobre o método, bem como seus benefícios, mostre que um homem de verdade não tem preconceito com Pilates, um homem de verdade pratica Pilates.

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