Buscar
  • Rodrigo Moreira

Você sabe a importância do movimento para os nossos pés?

Por Kátia Lima | Instrutora KSP

Nossos pés são nossa base de sustentação do corpo, e é nele que muitos problemas posturais podem começar quando não movimentamos e cuidamos deles. E é por isso, que vamos falar da importância disso.

A postura é determinada por 3 pontos de ataque da força da gravidade: os pés, o quadril, cintura escapular e, podemos incluir a cabeça. Alguns estudos ligam diretamente a musculatura dos pés com os nossos músculos estabilizadores, que nos auxiliam na postura e em nosso controle motor.

Através do movimento podemos fortalecer e aumentar a resistência da musculatura dos nossos pés, interferindo diretamente em nossa qualidade de vida, veja alguns pontos abaixo:

  • A capacidade de se movimentar em idade avançada;

  • Pés com maior resistência suportam melhor a fadiga (demoram mais para se cansarem);

  • Carregar pesos;

  • Caminhar e andar com mais conforto.

Certo! Mas agora você deve estar se perguntando como fazer isso, de que forma posso movimentar meus pés?

Podemos fazer flexões e extensões de tornozelo (ponta e calcanhar), realizar círculos e rotações com pés. Com o auxílio de uma toalha, devemos sentar e colocar a toalhinha estendida no chão, e com movimentos dos dedos podemos ir puxando a toalha. Outra forma bem legal é trabalhar a escrita com os pés, já tentou? Sem contar a diversão que é, pode ser feito em família e tornar isso uma distração nesse tempo em que estamos de isolamento. E se você tiver uma corda aí na sua casa, que tal dar uns pulinhos? Ajudam em muito nos movimentos dos pés!

Seus pés estão esperando, bora lá!



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo