Buscar
  • Rodrigo Moreira

Respiração no Pilates

Por Maria Militão | Coordenadora do KSP

“Respirar é o primeiro e o último ato da vida. Nossa vida depende disso. Já que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões que nunca aprenderam a arte de respirar corretamente”. Dizia Joseph Pilates em seu livro.

Como podemos ver a respiração é vital, portanto, esse é um princípio fundamental para a aplicação do método Pilates.

Respirar de forma apropriada proporciona uma oxigenação mais efetiva no sangue ou com as palavras de Joseph, “o sangue flui com um vigor renovado”.

Não existe uma respiração completamente correta para a realização dos exercícios de pilates, ela é somente um instrumento facilitador ou desafiador durante a execução. Por isso é importante conhecer o objetivo da respiração no determinado exercício e que exista uma troca gasosa eficiente, nem muito profunda e nem muito superficial.

Ao inspirar, o ar entra nos pulmões, fazendo o diafragma baixar e as costelas expandirem de forma tridimensional (para fora, para cima, para trás e para frente).

Ao expirar, o ar sai dos pulmões elevando o diafragma e afunilando as costelas.

No Pilates, recomenda-se inspirar pelo nariz e expirar pela boca, com os lábios entre abertos, sem muito esforço. Na expiração devem-se ativar os abdominais profundos.

Infelizmente, existem alguns padrões de respiração errados ligados a patologias ou postura incorreta como caixa torácica muito expandida, cifose torácica acentuada, uso da musculatura acessória, tensão, entre outros e se diagnosticados devem ser levados a especialistas. Mas nada disso impede o aluno de realizar a prática do método Pilates. A função do instrutor é orientar cada aluno com suas condições individuais e levá-lo a uma prática segura e benéfica.

A respiração correta estimula o sistema respiratório, fortalece os músculos, ajuda na circulação sanguínea além de ser um ótimo exercício contra o estresse. Em tempos de isolamento social nada melhor do que dedicar alguns minutos para prestar atenção na sua respiração e deixar que os pensamentos positivos preencham a sua mente.

Dicas de exercícios.

  1. Sente de forma confortável em algum lugar tranquilo e silencioso, respire lentamente e preste atenção aos movimentos do seu corpo ao inspirar e expirar. Experimente essa meditação por 10 minutos.

  2. Faça a respiração progressiva e aumente a sua capacidade pulmonar. Inspire em 1 tempo e expire em 1 tempo. Inspire em 2 tempos e expire em 2 tempos. Inspire em 3 tempos e expire em 3 tempos... e assim sucessivamente até chegar em 6. (vídeo no feed do Instagram)

  3. Tampe a narina direta e respire profundamente 5 vezes apenas com a narina esquerda, repita tampando a narina esquerda e respire apenas com a direita.

Espero que tenham gostado. Desfrute dessas dicas e depois nos conte como se sentiu.

0 visualização
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • insta

Todos os direitos reservados ao Körper Studio® Pilates | 2018

Empresa Parceira |