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  • Rodrigo Moreira

Pilates e Hidratação em tempos de Coronavírus


Por Neuza Azevedo - Instrutora KSP


Como já sabemos, devemos beber em média 2 litros de água por dia. Quando praticamos algum exercício físico seja ele o Pilates ou qualquer outra modalidade, temos que nos preocupar ainda mais e agora entrou esse tal de covid -19 em nossas vidas nos trazendo uma preocupação ainda maior. Entre 55% e 60% de nosso corpo é constituído por água: ela é essencial para o funcionamento de todas as células e órgãos, inclusive os responsáveis pela defesa contra agentes infecciosos. Uma hidratação inadequada resseca as mucosas e as tornam vulneráveis às infecções, compromete as funções do sistema imunitário, estimula a inflamação, sobrecarrega o coração e os rins, compromete as funções cognitivas do cérebro e causa fadiga e desmaios. As perdas diárias de água pela urina, suor, evaporação pela pele, respiração e fezes precisam ser repostas por água pura, ou água com limão, em volumes de 2,0 litros/dia (mulheres) e 2,5 litros/dia (homens), ou cerca de 30 ml/kg/dia. A hidratação cuidadosa é especialmente importante nos idosos já que nesta população a sensação de sede está diminuída. A água, além de fazer parte de 60% do nosso corpo e participar de diversas reações químicas do organismo, também é importante para a termorregulação, um mecanismo que nos auxilia na melhora dos resultados obtidos através do método . A termorregulação nada mais é do que a regulação da temperatura corporal , é através dela que nosso corpo mantém uma temperatura em torno de 36°. Durante a prática do Pilates, principalmente nos dias mais quentes, temos um aumento da temperatura corporal e acabamos transpirando excessivamente durantes as aulas . Essa perda de água, em forma de suor, ocorre para a manutenção da temperatura corporal , mas pode acabar interferindo no nosso desempenho, sendo assim, uma boa hidratação tem influência na regulação da temperatura do nosso corpo e consequentemente melhorando nosso rendimento. Além de todos os benefícios que já falamos, a ingestão correta de água previne cãibras , que ocorrem devido a um desequilíbrio hidroeletrolítico corporal. Beber água regularmente ajuda a manter as concentrações de líquidos e eletrólitos no nosso corpo, sendo assim, ajuda a prevenir aquelas indesejáveis cãibras durante as aulas. A água também melhora o funcionamento do intestino, fazendo com que nosso corpo se sinta mais disposto para praticar atividades físicas, prevenindo inchaços pelo aumento da eliminação de líquidos e também auxilia no processo de detoxificação através da excreção de substâncias tóxicas.

Quais os benefícios de uma boa hidratação? ● Regula nossa temperatura corporal ● Ajuda a repor o líquido que perdemos durante a atividade física ● Previne a Fadiga Muscular ● Melhora o desempenho durante atividade física. ● Melhora o funcionamento de órgãos e músculos

Quais os sintomas da desidratação: ● Sede / Dores de Cabeça ● Fadiga ou sonolência ● Alterações na elasticidade da pele ● Cãibras musculares ● Frequência cardíaca acelerada ou palpitações ● Irritabilidade ou confusão mental.

Há alternativas para quem não gosta de beber água? Para aqueles que não conseguem ingerir a recomendação adequada de água durante o dia (seja pelo sabor ou pela falta de tempo), o ideal é complementar, sempre dando preferência a produtos naturais, como: ● Chás – alguns com efeitos diuréticos como o chá verde, chá de hibisco, chá branco; ● Sucos de frutas – que são importantes pela presença de fibras em sua composição; ● Água de coco – que é muito recomendada após a prática de Pilates por conter os sais minerais perdidos através do suor; ● Água aromatizada – que é feita com frutas frescas e ervas aromáticas, além de possuir sabor suave e agradável, ótima para os dias de calor.

É bom lembrar: evite produtos industrializados como bebidas alcoólicas, refrigerantes (até mesmo o zero, light, diet), sucos artificiais, em pó, néctar, entre outros. Esses alimentos possuem em sua composição um teor elevado de açúcares, sódio e calorias, além de um baixo teor de nutrientes. Fora isso, eles também contêm conservantes prejudiciais à saúde. Também é importante ressaltar que nenhum outro líquido substitui a ingestão de água no dia a dia. Dê preferência sempre a ela, que é uma riqueza natural com diversos benefícios à saúde! Que água é importante, todo mundo sabe, mas às vezes é bom dar uma diversificada na garrafinha de todo dia. Basta ter criatividade para fazer uma água aromatizada deliciosa para te acompanhar nesse calor. Selecionamos aqui algumas das nossas melhores receitas de águas para você se inspirar, podendo aproveitar as frutas e ervas que você tem em casa para fazer a sua própria!

Água aromatizada de laranja com gengibre ● 1L de água ● 3 laranjas ● 100g de gengibre ● 30g de canela em pau Modo de preparo 1. Em uma jarra de água, rale a casca de 1 laranja e um pedaço de gengibre. 2. Acrescente 2 laranjas em rodelas e o resto do gengibre em lâminas. 3. Acrescente a canela em pau.

Água aromatizada de maçã-verde com limão ● 1L de água ● 3 maçãs verdes ● 3 limões Modo de preparo 1. Corte as cascas das maçãs verdes. 2. Em uma jarra de água, acrescente a cascas das maçãs já cortadas, suco de 2 limões e 1 limão em rodelas.

Água aromatizada com melancia e limão ● limão fatiado ● suco de meio limão ● melancia cortada em fatias finas ● manjericão Modo de preparo 1. Em uma jarra de água com gelo, misture o limão e a melancia fatiada. 2. Esprema o suco de meio limão na água. 3. Rale a ponta de uma fatia de melancia e deixe o suco cair na água também. 4. Adicione folhas de manjericão e sirva gelado.

VOCÊ JÁ SE HIDRATOU HOJE?

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