Buscar
  • Rodrigo Moreira

Pilates como Filosofia de Vida

Por Cintia Tribst (Instrutora KSP)


Em tempos modernos, cada vez mais ficamos em posturas incorretas durante muito tempo do nosso dia, gerando dor, desconforto, cansaço físico e mental, levando nossa saúde, nosso bem mais precioso, a ser acometido por diversas patologias. Dependendo da profissão e de suas atividades diárias nosso corpo se adapta para um movimento, muitas vezes errado, recrutando músculos, articulações e muito mais energia do que o necessário.

O Pilates atua cada vez mais no ganho de consciência corporal, não somente nas aulas quando o professor orienta e corrige os alunos para manter um bom alinhamento corporal, movimentos mais equilibrados, mas também nas atividades em casa e no trabalho, sentindo nosso corpo quando não está numa boa postura e automaticamente nos fazendo buscar uma melhor postura, evitando assim a fadiga muscular, as tensões e dores corporais adotando automaticamente uma melhora na qualidade de vida.

A boa postura é um hábito que causa um bem-estar físico, mental e social para cada ser humano, já a má postura é um mau hábito que deve ser transformado com pequenas atitudes diárias. Joseph Pilates, o criador do método, em um de seus livros abordou que "hábitos incorretos são responsáveis pela maior parte das doenças, se não, por todas elas". Várias pesquisas e estudos mostram que uma má alimentação, excesso de álcool, sedentarismo, obesidade e o stress são causas de inúmeros sintomas desde uma dor de cabeça até doenças graves. O Pilates atua no corpo e mente transformando posturas inadequadas em uma postura adequada, respeitando sempre cada ser humano com cada corpo e suas particularidades, levando a ganhos imensuráveis de bem-estar.

Abaixo vamos falar os principais maus hábitos posturais da vida moderna e como conseguimos mudar com pequenas atitudes diárias junto ao Pilates:

  1. Ficar muito tempo sentado---> movimentar os pés e tornozelos (acelerar e desacelerar, círculos), contribuindo para melhorar a circulação corporal.

  2. Sentar na coluna lombar---> lembre-se, sente sobre o apoio dos isquios, pois assim evita-se uma sobrecarga maior na lombar, evitando dores e a longo prazo doenças.

  3. Ficar horas no celular com o olhar pra baixo e pescoço (cervical) caído--> alinhar o celular na altura dos olhos evitando a flexão e sobrecarga na cervical, evitando dor nos ombros; realizar movimentos no pescoço de um lado para outro, para cima e pra baixo e círculos.

  4. Movimentos repetitivos no trabalho---> para quem fica muito tempo numa mesma posição é aconselhável que a cada duas horas a pessoa se levante, beba uma água, vá ao banheiro, sente nos ísquios, pense no alongamento axial (crescer a coluna e o topo da cabeça), ative o centro de força, para proteger a coluna, alongue o corpo, pois ajuda no relaxamento muscular.

  5. Stress ---> quando estiver num dia difícil, nosso corpo acaba enrijecendo e esquecemos de respirar corretamente, utilize a respiração do Pilates para relaxar o corpo e oxigenar todos os tecidos e órgãos fazendo com que tenhamos mais sabedoria para lidar com algum problema.

  6. Dormir---> passamos uma boa parte das nossas vidas dormindo, por isso é importante ter um colchão e um travesseiro que você se sinta relaxado e com alinhamento de pescoço e ombros. Utilize um travesseiro, para dormir de lado, entre os joelhos e outro abraçando.

  7. Atividades de casa como limpar, pegar algo no armário---> sempre pensar em ativar nosso centro de força e não elevar os ombros com tensão. Alguns exercícios do repertório do método Pilates, como o gato/cavalo, sereia, swan, prancha (leg pull front), ponte, podem ser realizados em casa. Pode-se realizar em um colchonete. Empregue a respiração, a ativação do power house e a concentração na execução dos movimentos, isso vai ajudar a fortalecer o seu corpo e prepará-lo para os movimentos diários, se sentindo mais disposto.

A nossa saúde é nossa maior riqueza e utilizando o método Pilates como uma filosofia de vida, conseguimos ter uma saúde equilibrada e uma vida mais feliz.


Venha conhecer o Körper Studio Pilates, aqui você encontra aulas de Pilates com qualidade e profissionais especializados para melhor atender e cuidar de você.

94 visualizações1 comentário
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • insta

Todos os direitos reservados ao Körper Studio® Pilates | 2018

Empresa Parceira |