Buscar
  • Rodrigo Moreira

Os Segredos para uma aula de Pilates incrível!


Por Cintia Tribst – Instrutora Körper Studio Pilates


Ao longo da minha jornada profissional sempre ouvi muitos questionamentos dos próprios profissionais do pilates sobre como montar uma aula dinâmica, rica em movimentos e eficiente. Cada professor tem sua estratégia, e eu, resolvi expor alguns dos meus segredos.

Sempre tentei elucidar que o meu jeito de estruturar os exercícios das minhas aulas é seguro e eficiente para cada aluno e apresentar uma experiência única do Pilates, tanto para o seu corpo como para a sua mente. Além do espaço físico, equipamentos de qualidade, diversidade de acessórios é fundamental um profissional capacitado de forma teórica e prática no Método pilates. Cada profissional tem suas experiências pessoais e profissionais que dão o toque de cada aula, tornando-a diferenciada e com qualidade.

É importante antes da execução da aula o profissional montar um esboço ou esqueleto de quais exercícios irá trabalhar, os planos dos movimentos, aquecimento, ponto chave da aula, e o principal, qual objetivo de cada exercício escolhido para aquele aluno ou grupo, qual parte do corpo a ser trabalhada, de maneira equilibrada para o aluno ter resultados positivos e sair da aula satisfeito.

Abaixo alguns segredos que utilizo no meu dia a dia para uma aula mais rica em movimentos corporais e uma sensação única de bem estar em cada aula:

  1. Iniciar com avaliação postural e anamnese (para ter mais informações sobre cada aluno e respeitar suas particularidades). Periodicamente reavaliar.

  2. Anotar a data de cada aula e equipamento utilizado, acessórios, etc.

  3. Enumerar os exercícios escolhidos para não se perder no tempo da aula.

  4. Regressões e Progressões dos exercícios anotadas, para evitar cair na rotina e ter variedade.

  5. Trabalhar o corpo de maneira global.

  6. Focar nas alterações posturais para possíveis correções e ganho de consciência corporal.

  7. Utilizar dicas verbais, táteis para um melhor aprendizado motor.

  8. Fluidez dos movimentos e da aula (sequência de movimentos).

  9. Incluir na aula exercícios desafiadores.

  10. Importante o instrutor de Pilates ter uma boa postura, voz enérgica, ser atencioso e cuidadoso com seus alunos, respeitando seus limites e motivando-os.

Lembrando que imprevistos podem ocorrer e cabe ao profissional não ficar preso somente ao que foi planejado e sim ter jogo de cintura para fazer as adaptações necessárias para conseguir uma melhor performance do aluno.

À medida que o aluno vai evoluindo, com suas anotações você consegue planejar futuras aulas, e fazer avaliações periódicas, mostrando a ele sua evolução. Além do profissional estar sempre estudando e se atualizando para montagem das aulas, o aluno torna-se fiel ao Método Pilates utilizando-o no seu dia a dia, possibilitando uma melhora de qualidade de vida e de aprendizados motores.

Ressaltando que para uma aula de Pilates ser incrível, o aluno tem que estar totalmente concentrado e focado na aula, além de ser participativo para que o método seja mais efetivo e os resultados desejados, alcançados mais rapidamente.

80 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • insta

Todos os direitos reservados ao Körper Studio® Pilates | 2018

Empresa Parceira |