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  • Rodrigo Moreira

Observar para concentrar

Por Eliana Tonzar - Instrutora KSP

O seu dia é agitado? Mútiplas funções? Você precisa se desdobrar pra dar conta de tudo e às vezes acaba não conseguindo? E quando chega na sua aula de Pilates não consegue se concentrar porque os pensamentos do dia ficam rondando o tempo todo?

Sabia que podemos treinar nossos pensamentos?

Concentrar-se faz toda diferença.


“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo” (PILATES, 1945)


Esta frase de Joseph Pilates, escrita há algum tempo mas tão atual, fala de um dos princípios da técnica que é a concentração, essencial para se obter sucesso na prática.

Nossa mente não para, ela está constantemente ativa, os pensamentos chegam a todo momento. O que podemos fazer é controlar nossa mente para que ela não se disperse, não fique divagando… E isso depende de treino. Assim como exercitamos nosso corpo precisamos exercitar nossa mente para perceber quando os pensamentos chegam e tiram nosso foco.

E como fazer?

Podemos começar com algo simples… a técnica da observação. Essa técnica ajuda a mudar o padrão de pensamentos que ficam nos “bombardeando” o tempo todo sem que percebamos:

Quando você chegar em sua aula de Pilates com sua mente “a mil”, feche os olhos por alguns instantes, respire profundamente (isso acalma a mente), se conecte com você e o momento presente, o espaço que seu corpo ocupa, observe-se no aqui e agora. É um momento seu com você mesma (o), por apenas alguns instantes, e então inicie os movimentos propostos por seu instrutor.

Não permita que as situações que você vivenciou durante seu dia ou durante a semana tirem sua concentracão, assim como não fique planejando o que fará após a aula ou em qualquer outra situação futura.

Estar consciente é estar presente.

O tempo todo tente observar seu corpo dos pés à cabeça, seu posicionamento, sua organização, sua respiração, as sensações que os movimentos trazem, conecte-se com o interno, com o sutil.


“Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta” (Carl Jung)


E se durante essa observação, os pensamentos vierem você perceberá e deixará que eles se afastem voltando a se observar.

Ouça atentamente as orientações do seu instrutor, foque e assim você construirá movimentos mais precisos, fluidos com mais benefícios e você perceberá seu corpo se transformando mais rapidamente.

No início pode parecer difícil ou até mesmo impossível, principalmente para os mais ansiosos, mas como disse, é um treino e requer tempo para que a mudança aconteça.

Seja paciente, mas persista e esses benefícios irão além do momento da prática dos exercícios de Pilates. Se estenderão para suas atividades no trabalho, em casa e no lazer!


Boa Prática!



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