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  • Rodrigo Moreira

O Quarteto Fantástico - Os 4 Hormônios da Felicidade. Como o método Pilates pode ativá-los?

Por Claudio Romanatto | Instrutor KSP

Também chamados de “hormônios do prazer”, a Ocitocina, Dopamina, Serotonina e a Endorfina são substâncias químicas produzidas pelo cérebro, essenciais para o desempenho de diversas funções físicas e psicológicas do nosso corpo, e também estão relacionadas às sensações de motivação, alegria, euforia e ao bem-estar de maneira geral.

Ocitocina

Também chamada de “hormônio do abraço” e de “hormônio dos vínculos emocionais”. Ela é considerada a líder do “Quarteto da Felicidade”, pois é essencial para estimular a produção das outras três substâncias fisiológicas ligadas ao prazer.

Sua liberação começa já no parto, segue durante a amamentação, e é fundamental para o desenvolvimento dos relacionamentos, para a construção da confiança e da sensação de segurança, fatores preponderantes para efetivar vínculos emocionais. Esse hormônio também está diretamente ligado à sobrevivência humana e de alguns animais desde seus primórdios, uma vez que a formação de relações sociais contribui para a criação de laços de afeto e de amizade, que possibilitam o desejo sexual, a reprodução dos seres vivos, a proteção contra predadores e inimigos, e a subsistência das espécies diante das mudanças climáticas e ambientais.

O baixo índice de ocitocina no organismo pode acarretar transtornos como a depressão, desmotivação, ansiedade e a rejeição. E um indivíduo quando excluído ou rejeitado por seu grupo, ou que não participe de interações sociais por longos períodos, está mais sujeito a transtornos físicos e, sobretudo, mentais, que podem resultar em morte.


Dopamina

A dopamina é conhecida como o hormônio da recompensa. Por conta disso, ela atua diretamente nos processos motivacionais e é determinante para o aumento de produtividade, o alcance de metas rápidas e o cumprimento de objetivos de curto prazo. Quando produzida de forma equilibrada, ela também está associada ao amor, bem-estar, felicidade e ao prazer.

Por outro lado, a produção anormal ou deficitária dessa substância é também relacionada a distúrbios psicológicos, como a depressão e a ansiedade, a doenças mentais, como o Parkinson e a esquizofrenia, e a dependência de drogas.


Serotonina

Essa substância química está diretamente ligada a promoção de sensações de desejo, prazer e felicidade. Encontrar uma pessoa que não vê há muito tempo, comer a comida favorita, sexo sem culpa, ouvir a música que tanto gosta, entre outros, promovem a produção da Serotonina.

Porém, a baixa concentração desta no organismo desencadeia sintomas como mau humor, irritabilidade, sonolência, cansaço, falta de memória, de concentração, dificuldades de aprendizado e até inibição sexual. Em casos mais graves, a insuficiência dessa substância provoca transtornos afetivos, como sentimento de solidão e abandono, responsáveis por suscitar a profunda tristeza e a depressão.


Endorfina

A endorfina é considerada o analgésico natural do Corpo, uma espécie de morfina, caracterizada por uma breve euforia, que ameniza dores físicas, cansaço, sentimentos ruins e aumenta a resistência (limiar) a eles. O aumento da produção desse hormônio pela glândula hipófise também ajuda a relaxar o corpo e a mente, combatendo o estresse e proporcionando sensações de bem-estar, alegria, conforto e bom humor. A falta dele pode promover dores no corpo, fadiga, tensões, etc. Atividades físicas são os maiores estimulantes para a produção de Endorfina.

O que nos acarreta No Momento atual da Pandemia?

O Distanciamento Social, #fiqueemcasa influência diretamente na produção da Ocitocina, como já citamos anteriormente ela também é conhecida como o “hormônio do abraço” e “dos vínculos emocionais”. Não poder visitar amigos e parentes, não ter contatos físicos, como um abraço ou um simples aperto de mãos diminuí a produção deste Hormônio.

No atual momento, a alternativa para manter a produção no trabalho é o Home Office, mas muitos tiveram reduzidas ou até mesmo zeradas suas atividades de trabalho, a produção de seu trabalho ficou limitada a ações e atuações virtuais, a falta de conviver, ver, interagir com suas pequenas conquistas presencialmente atinge diretamente na produção de Dopamina, hormônio da recompensa e produtividade.

Os fatores ligados anteriormente refletem diretamente na produção da Serotinina, é muito comum ouvir das pessoas que nessa situação de isolamento em casa e limitação dos relacionamentos sociais e produtividade, bem como a falta de uma perspectiva de um futuro promissor, tem causado níveis variáveis de Depressão, Tristeza, Mau Humor, Irritabilidade, Insônia, bem como um Apetite Voraz (vontade de comer a todo momento) isso tudo está diretamente ligado a baixos níveis de Serotonina, na sua necessidade o corpo migra para estimulantes alternativos como a Comida. Convenhamos é um Prazer saborear a comida que se gosta. Isso é o corpo usando ela, a Comida (principalmente as ricas em açúcar e gordura) para estimular a produção deste Hormônio.

Dores surgindo, pelo corpo todo, sensação de cansaço e fadiga para atividades simples do dia-a-dia, dificuldade de relaxar, é falta de Endorfina. O fato das Academias, Studio, Sala de Ginástica de Condomínios, Parques, etc. estarem fechados, inibiram esse estimulo, bem como a diminuição de nossa atividade diária (antes possuíamos uma rotina de, acordar, se aprontar para o trabalho, sair de casa mais cedo, se deslocar ao trabalho, sair para o almoço, repetir o mesmo para voltar para casa no final do dia), agora acorda-se mais tarde, levanta-se da cama, vai para sala de estar e já está no trabalho. Fatores esses diminuem o estimulo da produção deste Hormônio.

O Método Pilates.

A Contrologia (conhecida atualmente como Pilates) foi criada por Joseph H. Pilates, nas primeiras décadas do século passado, consiste em um programa de exercícios que visa promover a saúde, o condicionamento físico e principalmente o autoconhecimento e controle do próprio Corpo. Sabemos que o Método Pilates possuem os equipamentos tradicionais visto nos Studio hoje em dia (Reformer, Chair, Cadillac e Barrel, além de acessórios) mas ele iniciou o método com um programa de 34 exercícios para serem realizados no solo (Mat), somente o corpo, o solo, e sua capacidade de movimentar.

“Pilates não é um sistema maçante que te leva à fadiga, chato ou exercícios repetidos diariamente infinitas vezes. Também não exige que você frequente academias ou estúdios, nem compre aparelhos caros. Você pode obter todos os benefícios do Pilates em sua própria casa.” Joseph Pilates.

Tendo como princípios básicos: Concentração, Centralização, Precisão, Respiração, Controle e Fluidez, o método Pilates e praticado de maneira correta e constante ele promove: força, equilíbrio, elasticidade, força de centro (abdômen / core), liberdade de movimento nas articulações, liberação de tensões, relaxamento, bem-estar físico e mental, entre outros.

‘’Isso é equivalente a um banho interno. Como o frescor da primavera proveniente das fortes chuvas e nevascas que derretiam das montanhas e aumentavam as correntezas nos rios, levando-os até o mar, assim será com o fluxo sanguíneo, com vigor renovado, como resultado direto da realização fiel dos seus exercícios de Pilates.’’ Joseph Pilates.

O Método Pilates como Ferramenta para estimulá-los!

Ocitocina, Dopamina, Serotonina e a Endorfina embora de certa forma parecidos, eles podem ser ativados e produzidos em maior escala através de “gatilhos” ou hábitos cotidianos diferentes. Entre eles:

Pratique Atividades Físicas Regularmente

A melhor maneira para liberar todos os hormônios do quarteto da felicidade é praticar atividades físicas regularmente. Exercícios aeróbicos e de esforço muscular, como corrida, natação, ciclismo, musculação ginastica, etc.; são excelentes para aumentar a produção dessas substâncias pelo cérebro, principalmente a Serotonina e a Endorfina.

Como estamos limitados ao ambiente da nossa casa para prática de atividades físicas e como citado anteriormente o Método Pilates no Mat, requer apenas o praticante e um pequeno espaço no solo, Praticar Pilates de solo em casa é uma ótima alternativa para manter o corpo em Movimento.

‘’A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.’’ Joseph Pilates.

Estipule metas de curto e longo prazo

Quer mais dopamina em sua vida? Trace simples metas diárias atingíveis, como finalizar um projeto em aberto, praticar um exercício físico, começar a assistir um seriado, ler um novo livro, cozinhar aquela receita de bolo, para se recompensar com pequenos prêmios.

O método Pilates por ser um programa que pode ser tão relaxante quando desafiador, nos estimula a exigir um pouco mais a cada aula, a sustentar um pouco mais naquela posição invertida tão difícil que alcançar, executar aquele movimento que antes era limitado ou impossível também promove a produção de Dopamina (além da serotonina e endorfina), pois, ao alcançarmos tal feito temos o prazer da Recompensa por cumprir um meta, por ter um objetivo concluído, por evoluir mesmo que em pequenos passos.

“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.” Joseph Pilates.


Hábitos Alimentares Saudáveis

Você sabia que o que você come também influencia na produção desses quatro hormônios? Quem nunca comeu um chocolate e se sentiu pleno de prazer e felicidade? Porém durante a quarentena, passando mais tempo em casa e se movimentando menos a busca pela Comida acaba resultando em Ganho de Peso. Equilibrar atividades físicas regulares com alimentação saudáveis é essencial, bem como ingerir mais água.

“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” Joseph Pilates.


Interação Social

Quem não gosta de sair com os amigos, bater longos papos, dar muitas risadas, compartilhar bons momentos, paquerar, namorar, distribuir e receber afeto e carinho? Interagir socialmente e estreitar laços de amor e amizade são ótimas maneiras de estimular a produção dos hormônios responsáveis pelas sensações de êxtase, prazer, bem-estar e felicidade. Quanto mais você se relacionar, mais serotonina e ocitocina estarão correndo pelas suas veias.

Então, mas agora, a regra é #fiqueemcasa!!! Sim, difícil fazer a Ocitocina ser produzida atualmente, mas, ainda temos a alternativa de aulas on line! Sim, eu sei como irei abraçar alguém em uma aula on line, impossível né? Mas este hormônio não se promove apenas pelo abraço, mas também por se sentido aceito, se sentir amado e principalmente por se sentir seguro e bem cuidado. A confiança que você tem em seu Instrutor de Pilates é pelo carinho, atenção e cuidado que ele demonstra por você, não pelo aperto de mão e abraço de final de aula. Então se pode fazer suas aulas a distância, faça. O mesmo vale para aquela vídeo-chamada entre amigos e familiares.


Pensamento Positivo e Bons Sentimentos

“Nós somos aquilo que queremos ser”. Você já deve ter visto por aí essa expressão ela é bastante verdadeira e pertinente. Quem cultiva bons sentimentos e está sempre pra cima, de alto astral, leva uma vida mais leve, harmoniosa, repleta de prazer e felicidade. Pensar positivo atrair sentimentos bons e promove estimula os Hormônios da Felicidade

Reflita a maneira como enxerga e encara a vida (mesmo em uma fase tão difícil como agora), adote hábitos saudáveis, fortaleça seus laços sociais mesmo que a distância, se desafie a cada dia, buscando metas simples e alcançáveis, pratique exercícios físicos, Principalmente o Pilates, pois tudo isso pode alterar a produção dessas substâncias tão importante para uma vida Feliz.

‘’Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna.’’ Joseph Pilates.



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