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  • Rodrigo Moreira

Mitos e Verdades sobre o Método Pilates

Por Cintia Miranda - Instrutora KSP


O Método Pilates, chamado antigamente de Contrologia (controle total entre corpo, mente e espírito) provocou no Brasil e em todo mundo uma grande popularidade, tudo isso devido a uma série de estudos e pesquisas científicas que mostra os seus benefícios para a saúde mental, espiritual e física.

Apesar do Pilates estar bem difundido, existem muitas dúvidas entre os praticantes e os que querem praticar o Método, com isso separamos algumas das perguntas mais frequentes de uma atividade física que foi criada na década de 20, porém tão inovadora e atual.

1. Pilates emagrece?

VERDADE. O Pilates como qualquer atividade física, tem gasto energético e neste caso o gasto está em torno de 200 a 500 calorias, dependendo da intensidade das aulas, dos exercícios escolhidos e do desempenho do aluno. É importante salientar ao praticante a importância de associar o treino de Pilates a uma dieta realizada por um profissional especializado, para um melhor resultado e alcançar seus objetivos de perda de peso.

2. Pilates melhora a Postura?

VERDADE. O tempo todo na aula de Pilates temos o objetivo de alcançar o alinhamento postural correto, através do alongamento axial, que é a sensação de ser puxado por um fiozinho no topo da cabeça, mantendo as curvaturas da coluna normais além do alinhamento de todas as articulações e acionamento da musculatura do abdômen, respeitando sempre a biomecânica de cada aluno.

3. Consigo perder a barriga?

VERDADE. Através da expiração forçada (solta o ar com os lábios semiabertos) ativa-se o músculo transverso abdominal que tem como ação diminuir a circunferência dessa região e estabilizar a lombar. Além da barriga ficar mais sequinha no abdômen, manterá a coluna mais forte e saudável.

4. O Método Pilates só utiliza a bola?

MITO. Joseph Pilates o criador do método, criou diversos equipamentos como o Universal Reformer, Cadillac, Barril, Cadeira, além de alguns acessórios. A bola é apenas um dos vários acessórios que utilizamos na aula para uma maior diversidade e desafio juntamente com os aparelhos.

5. O Pilates demora para ter resultado?

MITO. O Ideal para um melhor resultado é praticar pelo menos de 2 a 3x na semana. Uma das primeiras coisas que o aluno sente nas aulas iniciais e a consciência corporal (perceber o seu corpo no espaço) além da respiração que alivia stress e melhorara humor. Joseph tem uma frase que está no seu livro..."com 10 sessões você percebe a diferença , com 20 os outros percebem e com 30 seu corpo é outro"...

6. Crianças podem fazer Pilates?

VERDADE. A partir dos 4 anos a criança já pode iniciar a atividade no solo e a partir dos 8, já pode desfrutar dos aparelhos, essa divisão é feita por segurança. As aulas de pilates para esse público tão especial são mais lúdicas e ajudam a melhorar a concentração e a capacidade de relaxamento, além de promoverem noites bem dormidas.

7. Gestantes não podem fazer Pilates?

MITO. O Pilates tem inúmeros benefícios para as gestantes, no pré-parto trabalhamos o fortalecimento do assoalho pélvico, aumento da consciência corporal, relaxamento através da respiração, fortalecimento de braços e pernas, mobilidade da coluna e alongamento do corpo como um todo, ajudando a diminuir as dores e melhorando da circulação. No pós-parto o Pilates vai melhorar a postura e ajudar a gestante a realizar as atividades diárias com o bebê tendo mais disposição, além do fortalecimento dos músculos abdominais que ajuda no retorno da barriga ao seu tamanho natural. É importante sempre ter a liberação médica. Nossa dica é iniciar o Pilates antes de engravidar para obter um melhor resultado e incorporar o método no seu dia a dia.

Se você quer saber mais sobre Mitos e Verdades do Método Pilates, nos envie sua pergunta que teremos o maior prazer em responder.

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