- Rodrigo Moreira
“LER” e “DORT” na Quarentena.
Por Andréia Garcia | Instrutora KSP

Você já ouviu falar em LER e DORT? A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) é um termo usado para descrever os danos e a dor causados por movimentos repetitivos e uso excessivo de uma articulação ou segmento articular, um exemplo, quem faz trabalho manual com ou sem carga como montagem, costura ou carregamentos e até mesmo quem passa horas na frente de um computador.
A LER e os DORT são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, com isso há um aumento de afastamentos e atestados levando a uma diminuição na produção do trabalho e assim gerando gastos tanto para a empresa, quanto para o funcionário com remédios.
Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas e de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores. Os sintomas são dor, sensação de peso e fadiga, podendo levar a um formigamento e até perda de função. Algumas das principais, que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões como as tendinites (ombro, cotovelo e punho), as lombalgias também são muito comuns (dores na região lombar) e estão relacionadas muito à nossa postura ao sentar ou ao realizar tarefas e temos também as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.
Em tempos de quarentena e o aumento do Home Office, essas dores e inflamações aumentaram, pois o excesso de trabalho e de horas sentados em frente ao computador ficaram mais frequentes.
Você sabia que movimentos simples podem ser realizados para ajudar a diminuir esse desconforto?
Alongue os punhos
faça movimentos circulares
abra e feche as mãos
dobre e estique o cotovelo
circule os ombros
levante a cada 2 horas para beber água, ou simplesmente dar uma esticada no corpo
movimente os pés fazendo círculos
espreguice a coluna
mantenha seu corpo ativo durante o Home Office.