- Rodrigo Moreira
JOSEPH HUBERTUS PILATES: CURIOSIDADES SOBRE O CRIADOR DO MÉTODO
Por Cintia Tribst – Instrutora Körper Studio Pilates

Para entendermos a essência do Método Pilates é extremamente importante conhecermos o criador, que passou anos de sua vida estudando, pesquisando e praticando, dando real testemunho da sua eficácia e objetivos para uma vida mais feliz. Durante sua jornada Joseph escreveu 2 livros, que detalham a sua filosofia que em sua época chamava-se Contrologia, e após sua morte, em sua homenagem, tornou-se Pilates.
Para sanar as dúvidas que escuto com frequência dos meus alunos durante as aulas, decidi de maneira resumida abordar as informações mais relevantes pesquisadas através de publicações, cursos e artigos sobre essa brilhante história de vida.
Joseph Pilates nasceu no dia 09/12/1880 nas proximidades de Dusseldorf, em uma vila chamada Monchenglandbach, à 182 Km de Hamburgo (Alemanha).
Na sua infância sofria de asma, raquitismo, bronquite e febre reumática (sem comprovação histórica).
Na adolescência teve acesso a biblioteca de um médico, adquirindo conhecimento em diversas áreas.
Foi um autodidata e estudou fisiologia, anatomia e medicina tradicional chinesa, além de observar os movimentos dos animais, levando ao conceito da fluidez, flexibilidade e relaxamento.
A busca por um corpo forte e saudável na adolescência, fez com que ele fosse modelo vivo para as aulas de desenho e fotos de publicações sobre anatomia.
Praticou boxe, luta greco-romana e estudou as artes marciais, em especial o Kung-fu.
Em 1912, na Inglaterra, trabalhou como acrobata de circo e dava aula como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa.
Foi no circo que ele deu início ao conceito do power house (centro de força), observando acrobatas chineses.
Em 1914 iniciou-se a I Guerra Mundial e Joseph foi feito prisioneiro no campo de concentração Lancaster, e deu início a reabilitação dos soldados trabalhando como enfermeiro, além de elaborar exercícios para os internos - A partir daí começou a desenvolver o seu Método.
A criação dos equipamentos iniciou-se quando ele observou a dificuldade dos internos de realizar os movimentos e começou a adapta-los usando as molas das camas hospitalares -Nasceu assim o Cadillac.
O nome Cadillac (Trapézio), que lembra uma cama, tem esse nome em homenagem ao carro mais caro da época, mostrando como ele tinha orgulho de sua criação
Outros equipamentos foram desenvolvidos, dentre eles: o universal reformer, ladder barril, electric chair, wunda chair, além dos acessórios: magic circle, spine corrector, entre outros.
Desenvolveu uma sequência de movimentos no solo chamado Mat Pilates, trabalhando o corpo como um todo.
Em 1918 houve uma epidemia do vírus influenza no campo de concentração e milhões de ingleses faleceram, exceto os internos que ele treinava, evidenciando assim a eficácia do método.
Em 1926 ele imigrou para os EUA onde abriu seu primeiro Studio em Nova York, que ficou famoso por reabilitar famosos bailarinos.
Os bailarinos que realizavam seu método tiveram melhora da força muscular, flexibilidade e controle corporal além de recuperação de lesões.
Teve ajuda do irmão Fred para fazer melhorias nos equipamentos, buscando qualidade e substituindo os pesos por molas espirais - Foi nesse momento que deu o nome de Contrologia (controle do corpo e mente).
Em 1934 Joseph escreveu seu primeiro livro "Your Heath".
Em 1945 escreveu o segundo livro "Return to life to Contrology".
Foi casado com Clara, que o ajudou a difundir o Método, além de ser uma excelente professora de Pilates.
Joseph faleceu no dia 9 outubro de 1967, aos 87 anos por ter aspirado gases tóxicos em um incêndio no seu Studio. (sem comprovação histórica)
Após seu falecimento o método deixou de ser chamado de Contrologia e passou a se chamar Pilates, em sua homenagem.
Através de seus discípulos o método Pilates se expandiu por todo mundo, e a cada dia com mais estudos e pesquisas a técnica vem se aperfeiçoando, sempre mantendo a essência e qualidade.
Joseph Pilates deixou seu legado para inúmeros profissionais e contribuiu para as áreas da saúde, visando o equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e espiritual que proporciona ao ser humano uma vida mais saudável, feliz e duradoura. E nos ensina que o simples ato de respirar (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) nos possibilita inúmeros ganhos, desde o aumento da oxigenação corporal, circulação, relaxamento, aumento da concentração e ativação do centro de força, fundamentais para a busca de uma saúde perfeita.
Conhecendo a sua história de vida modificamos o nosso olhar para o Método, utilizando os princípios da concentração, centralização, respiração, controle, precisão e fluidez nas aulas e atingindo nossos objetivos individuais e de vida nos tornando seres humanos mais equilibrados, com uma melhor postura para enfrentar nosso dia-a-dia, com entusiasmo, energia e livre de dores
e tensões musculares.
GOSTOU DA HISTÓRIA? INTERESSOU-SE PELO MÉTODO E SEUS BENEFÍCIOS?
VENHA FAZER UMA AULA EXPERIMENTAL CONOSCO E DESFRUTE DE TODOS OS BENEFÍCIOS DESTE MÉTODO INCRÍVEL. SE VC JÁ PRATICA O MÉTODO, DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI NO POST.