Buscar
  • Rodrigo Moreira

Envelhecimento – O processo natural da vida.

Por Juliana Polonio | Instrutora KSP


Você já se pegou olhando para o espelho encarando aquela ruguinha que ontem não estava lá? Ou começou a perceber que o seu corpo não é mais o mesmo, talvez não esteja tão alongado como antes ou sente as articulações mais rígidas? Esses e outros sintomas fazem parte do processo de envelhecimento que todos nós vamos passar.

Podemos dizer que envelhecer é chegar pouco a pouco a um período mais avançado da vida ou, perder a jovialidade, a beleza, além das significativas perdas das habilidades cognitivas¹. Sendo assim, esse processo se inicia desde quando nascemos, ele é dinâmico e progressivo e não depende só de fatores intrínsecos, como alterações celulares, hormonais, psicológicas e físicas, depende também de fatores extrínsecos, como o meio em que vivemos, fatores econômicos e socioculturais. Esse processo natural de envelhecimento também é conhecido como Senescência.

Sendo um processo natural, devemos encarar o envelhecer de maneira positiva e aproveitar cada fase da nossa vida, pensando sempre na prevenção de doenças e na melhora da nossa qualidade de vida. Manter o corpo sadio e a mente sã sempre foi um dos objetivos do Pilates.

O Método é um grande aliado para melhorar os sintomas da senescência e, mais importante, para prevenir doenças comuns que podem aparecer ao longo dos anos. O Pilates vai manter e aumentar a massa muscular e óssea, ajudando a prevenir a sarcopenia e a osteoporose. Mantém as articulações saudáveis e hidratadas, diminuindo o aparecimento de dores decorrentes da osteoartrose. Melhora o equilíbrio e coordenação motora, além de trabalhar o princípio da respiração, melhorando a capacidade pulmonar levando a uma troca gasosa eficiente. O ambiente do Pilates também proporciona benefícios psicológicos, melhora a auto estima e a parte social.

Por fim, entenda e aceite a fase da sua vida, converse, sorria e movimente-se. Pilates disse: “Nem a mente, nem o corpo são supremos, ou seja, um não pode ser subordinado ao outro. Ambos precisam ser coordenados para se atingir o máximo resultado com gasto mínimo de energia mental e física, e para que possamos viver o maior tempo possível com uma saúde normal e desfrutando dos benefícios de uma vida proveitosa e feliz.”

Bibliografia:

1 - Envelhecimento humano : diferentes olhares / Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo, Ana Paula Cordeiro (orgs.). – Marília : Oi cina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2015.

12 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • insta

Todos os direitos reservados ao Körper Studio® Pilates | 2018

Empresa Parceira |