Buscar
  • Rodrigo Moreira

Como manter o Estúdio em tempos de Pandemia?

Por Rodrigo Moreira - Diretor do KSP


A primeira coisa que gostaria de falar é que nunca na história recente aconteceu algo parecido ao que estamos vivendo hoje. O mundo parou e se trancou com medo do Corona Vírus e com isso praticamente todos os negócios pararam também. Tudo aconteceu de forma absurdamente rápida, em uma semana estávamos trabalhando normalmente, cheio de planos futuros e na semana seguinte tivemos que fechar nossos estúdios. Aconteceu exatamente assim conosco, segunda-feira, dia 16, abrimos o estúdio normalmente e na terça, dia 17 de abril, tomamos a decisão de fechar o estúdio. Ao longo desses 18 anos que trabalhamos com Pilates, nunca ficamos mais de 15 dias fechados (fim de ano). Neste momento que escrevo estamos completando 33 dias sem atividades presenciais e sem a mínima previsão de retorno.

Tenho escutado muito, “estamos todos no mesmo barco”, mas o correto seria dizer, “estamos passando todos pela mesma tempestade, mas cada um no seu barco” e o tamanho do barco de cada um é diferente, os menores sofrerão muito com as ondas que virão e talvez nem se mantenham navegando, enquanto os maiores passarão com menos dificuldades.

Como disse anteriormente tudo aconteceu tão rápido, que ninguém, nem as maiores organizações se prepararam para isso, financeiramente e estrategicamente. Nos coube pensar: espero tudo isso passar ou, vou ter que me reinventar enquanto tudo isso não passar? Já te respondo, precisamos nos mexer e correr atrás pois os reflexos desta crise vão perdurar por meses.

Essa Pandemia trouxe para hoje uma tendência que já se desenhava muito forte para os próximos anos, que é a presença digital. Dúvida? Abra o seu Instagram agora e veja na parte superior do seu feed a quantidade absurda de lives que estão acontecendo, de todos os tipos de assunto. Na nossa área, milhares de profissionais dando dicas de exercício, alimentação saudável, motivação etc. Neste momento, quem não tem uma presença digital marcante vai ter que correr muito atrás para sobreviver.

Nós do KSP, que já trabalhávamos bastante com redes socias, tivemos que aproveitar ainda mais esses canais e abrir outros, não podíamos de uma hora para outra deixar nossos clientes sem a nossa presença, primeiro pelo nosso compromisso de cuidar da saúde de cada um deles e segundo pela saúde financeira da empresa e de todos que dela dependem.

De forma imediata traçamos objetivos para cada um de nossa equipe, criar material digital para nossos clientes e para comunidade em geral: vídeo aulas online, aulas ao vivo através de web conferências e textos com conteúdos relevantes para o momento. Foi um choque para todos, mas nesse momento é que o valor de uma equipe vem à tona. Todos deixaram de lado a falta de experiência nesta área, timidez, limitações e aceitaram o desafio! Tem sido surpreendente o resultado de tudo isso, tanto para nossos profissionais quanto para nossos clientes.

A Fidelização de Clientes, algo que sempre foi importantíssimo para qualquer empresa, hoje se tornou a chave para sobrevivência de um estúdio de Pilates. Neste momento de instabilidade emocional e financeira se torna mais difícil a aquisição de novos clientes, por isso manter a conexão com aqueles que já conhecem seu trabalho é fundamental, por isso, além de criar conteúdo online aberto a todos, crie material exclusivo para seus clientes, afinal são eles que estão mantendo seu negócio durante este tempo. Cancelamentos vão acontecer, sem dúvida, mas assim como temos escutado com o vírus, achatar a curva de infectados e imprescindível para evitar um colapso no sistema de saúde, para nós, achatar a curva de cancelamentos é imprescindível para evitar o colapso financeiro da empresa. Não é o momento de impor aos seus clientes multas, regras, perdas. É o momento de flexibilizar tudo para que no futuro possamos recuperar tudo o que foi perdido. Sim tudo vai ser recuperado no futuro, nenhum cliente perderá nada do que pagou, mas lá na frente, onde já teremos recuperado nosso ritmo de trabalho normal e poderemos nos fortalecer novamente com aquisição de novas vendas.

Não fique parado, mantenha contato com o seu cliente, desenvolva sua presença digital, mantenha seu cliente conectado com a sua empresa, desta forma passaremos por isso juntos e em breve estaremos novamente com nossos estúdios abertos, fortalecidos por todo o aprendizado desta fase.

Me fala aí, o que você tem feito para manter seu negócio durante esta crise?

87 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • insta

Todos os direitos reservados ao Körper Studio® Pilates | 2018

Empresa Parceira |