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  • Rodrigo Moreira

Como manter a vitamina D durante o isolamento.


Por Julinana Galvão - Instrutora KSP

Vitaminas e nutrientes são essenciais para manter a saúde em dia. Elas são as principais responsáveis por deixar o sistema imunológico mais forte e ajudar a evitar doenças graves. Entre as mais conhecidas do grupo: a vitamina D, que tem participação decisiva no bom funcionamento do coração, ossos e intestino, por exemplo, e para que os níveis da vitamina fiquem em dia, é importante reservar alguns minutos para tomar sol.

Se você é carente de vitamina D, seguem algumas dicas de como retomar o hábito, em tempos de quarentena, e outras maneiras (menos eficientes), porém importantes, de repor a vitamina D no corpo:

O corpo precisa de vitamina D

A vitamina D - que na verdade é um hormônio - é muito importante para o organismo. É responsável por fazer a absorção de cálcio pelos ossos e para fortalecer a formação óssea. “Ela é importante para a prevenção de várias doenças, como gripe e resfriados, doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, esclerose múltipla, asma, além de obesidade e problemas cardíacos”, afirma Dra. Lúcia Flávia Carpilovsky, endocrinologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro.

Dr. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, ainda ressalta que “a vitamina D faz com que o cálcio (elemento usado por quase todas as células como um sinalizador celular) seja absorvido pelo intestino e a vitamina D faz o organismo absorver esse cálcio intestinal, o que mantém os nutrientes no corpo.” Por isso é tão importante controlar o nível do hormônio.

Impactos no organismo

Com a falta de vitamina D ou seus níveis baixos, o paciente pode estar mais vulnerável à gripes e resfriados, aparecimento de doenças autoimunes e diminuição da massa óssea, o que ao longo do tempo pode deixar os ossos mais frágeis e propícios à fraturas causadas pela perda de cálcio (osteoporose). Se a pessoa tem falta de vitamina C em uma idade mais precoce, corre o risco de desenvolver raquitismo, uma doença que enfraquece os ossos.

Em idosos, especialmente, qualquer fratura óssea tem uma recuperação mais demorada, além de levar à internação com mais risco de outras doenças transmissíveis no meio hospitalar e longos períodos sem se movimentar, que acarreta vários outros problemas.

Alimentos com vitamina D

Alguns alimentos são capazes de ajudar a repor a vitamina D no corpo. Uma dieta rica em alimentos como sardinha, fígado bovino, ovos, iogurte e manteiga, é uma boa fonte para repor os níveis desse hormônio tão importante. Porém, vale lembrar que é por meio da exposição solar que obtemos 80 a 90% da vitamina absorvida. Sendo assim, nenhum alimento substitui completamente a rotina de banho de sol.

Estudos afirmam que mais 90% dos brasileiros têm deficiência de vitamina D, mesmo vivendo em um país com clima quente. Isso acontece por causa do estilo de vida corrido, principalmente quem vive nas grandes cidades. Por isso, é muito importante tomar sol, 15 minutos de exposição solar nos braços e pernas diariamente já é suficiente para absorção da quantidade necessária de vitamina D.

Quarentena

Em tempos de quarentena, a saída é tomar um pouco de sol em pequenos espaços solares, como a varanda, o quintal ou jardim e até mesmo a janela de casa. Aproveite todo tempo livre para sentar em algum local com sol. Uma dica é, para quem está em home office, passar um período trabalhando sob o sol. Mas lembre-se que o filtro solar é obrigatório!

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