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  • Rodrigo Moreira

Como manter a saúde do cérebro no isolamento?

Por Eliana Chaves | Instrutora KSP


O que ajuda a manter a saúde de seu cérebro no isolamento imposto pela pandemia?

Neurocientistas abordam muitas ações que podemos ter nesse sentido. Aqui citarei algumas dicas como o primeiro passo:

  • Ter autocuidado, gestos de carinho com você, ajudam a diminuir o impacto negativo que esse isolamento tem sobre nossas vidas;

  • Alimentar bem o corpo para nutrir também o cérebro;

  • Ter qualidade de sono para relaxar e desintoxicar o cérebro;

  • Exercitar-se para o cérebro se manter ativo e melhorar sua disposição e energia.

É uma tríade: alimentação, sono e exercícios físicos, que juntos ajudam a manter a saúde de seu cérebro. Tenha um planejamento.

Planeje sua alimentação com qualidade para nutrir seus neurônios, manter sua memória e outras capacidades cognitivas! O que acontece no sistema digestório, nos intestinos, geram consequências no cérebro. Alimentos muito processados, industrializados, com muito açúcar, são inflamatórios e, processos inflamatórios afetam as funções cerebrais. Alimente-se bem. Alimentação saudável mantém seu corpo saudável e seu cérebro também, prevenindo doenças neurodegenerativas causadas pelos processos inflamatórios.


Programe sua rotina de sono: Tenha horário para dormir e para acordar. O sono de qualidade é reparador, relaxa o cérebro e ajuda a eliminar as toxinas. Assim, no dia seguinte você terá mais disposição e bom humor. Mas se dormir pouco ou a qualidade for ruim, essas toxinas se acumulam e isso poderá refletir num dia seguinte menos produtivo e menos criativo.

Planeje 30 min, pelo menos, do seu dia para algum exercício físico. Seu corpo precisa de movimento. Estimule seu corpo à prática de exercícios físicos. Seu corpo tem muitas possibilidades, respeite seus limites e movimente-se com o que tiver disponível, adapte-se.

Para ter corpo e cérebro saudáveis evite sedentarismo. Todo movimento precisa da ação do nosso sistema nervoso central para acontecer. E essa ação gera estímulos ao cérebro que fica mais ativo e te protege, pois quando você se exercita o cérebro entende que você está vivo e que ele precisa te proteger contra o estresse provocado pelo isolamento, gerando sensação de bem-estar.


É uma fase passageira, mas difícil. Essa situação rouba nosso foco e motivação.

Precisamos ter estratégias para atravessá-la. Segundo o prof. Luiz Hanns temos 2 objetivos claros nesse momento:

  • Manter nossa saúde física;

  • Manter nosso equilíbrio emocional.

O que fazer para atingir esses objetivos?

Além da tríade já mencionada (alimentação, sono e exercícios), devemos ter atenção a nossos pensamentos e questionar: Esses pensamentos ajudam?

Pensamentos nocivos, que dramatizam e vitimizam, tiram o foco e atrapalham o equilíbrio emocional e a tomada de decisões. Há grande chance de adoecer devido a esse desequilíbrio emocional. Fique atento, afaste esses pensamentos e direcione-os à algo positivo e construtivo.


Enfrentar racionalmente, focando no que é vital e realmente importante nesse momento. Evitar desgastes, conflitos e manter equilíbrio emocional. Evite cobrar-se demais ou cobrar demais as pessoas com quem convive. Todos estão na mesma situação, com as incertezas e preocupações afloradas.

Não deixe suas emoções tomarem conta da situação. Pare, observe como está seu estado emocional e mental. Use sua energia para encontrar caminhos que sejam benéficos para você e para quem está a sua volta. Evite a solidão mantendo seus relacionamentos mesmo virtualmente. Converse, interaja, relacione-se com seus grupos familiares, amigos. Solidão e isolamento não são sinônimos.

Precisamos atravessar esse momento de crise e isolamento com o mínimo de sofrimento possível. Esteja focado nesse objetivo, cuide-se, mantenha-se integralmente saudável e protegido. Está tudo interligado: saúde do cérebro, do corpo, das emoções. Depende de nós. Escolha caminhos que te levem ao equilíbrio. É fundamental para comemorar quando tudo isso passar. Saúde!

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