Joseph H. Pilates nasceu dia 9 de dezembro de 1883, em Mönchengladbach, na Alemanha. Seu pai era um premiado ginasta, e sua mãe trabalhou como naturopata, um tipo de Medicina complementar e alternativa que enfatiza a habilidade inata do corpo para a auto-cura. A família originalmente escrita do modo grego como "Pilatu", mas mudou para "Pilates, em registro 1883 seria a data de nascimento dele porém nessa época era muito comum o registro da criança ser feito um tempo depois, ainda mais de crianças que nasciam em cidades afastadas como foi o caso de Joe, a viagem durava dias de uma cidade a outra assim atrasando em dias, meses ou anos. Justamente por isso é muito comum de se encontrar na literatura a data de 1880. Pilates foi uma criança doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, e dedicou toda a sua vida para melhorar a sua força física. Pilates passou a acreditar que o "moderno" estilo de vida, má postura e respiração ineficiente estava na raiz da saúde. Ele finalmente criou uma série de exercícios e treinamento de técnicas de engenharia e todos os equipamentos, especificações e ajuste necessário para ensinar seus métodos corretamente.


Na adolescência, Joe limpava o jardim de um vizinho que possuía uma biblioteca, em troca de desfrutar dela. Nesta época, ganhou de uma família de médicos, um atlas de anatomia. Acredita-se que este fato e o modo de vida de seus pais tenham colaborado para o aumento do seu interesse neste tema e influenciado suas escolhas. Joe então decide dedicar sua vida ao estudo e à prática de exercícios físicos, a fim de obter um corpo forte e saudável. Joseph tornou-se autodidata e aprofundou seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Neste período, em função de sua prática esportiva (kung fu provavelmente o que hoje chamamos de qigong, luta greco-romana, yoga, boxe, esqui e mergulho), Joseph Pilates possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia.
 

"Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito."

A história do método começou em 1914, na primeira guerra Mundial, quando o criador, Joseph Pilates, trabalhou no campo de concentração na ilha de Man depois de ter ficado 1 ano na ilha de Weigth. Durante esta pausa involuntária, ele começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de "Contrologia". Estudou yoga e os movimentos de animais e treinou seus companheiros no condicionamento físico e exercícios. Conta-se que esses prisioneiros sobreviveram a grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma física. No tempo em que ficou preso Joe descobriu o poder das molas, teve que improvisar retirando parte das macas para criar astes e retirou as molas que ficavam em baixo dos colchões para fixá-las nas astes fazendo assim o primeiro aparelho.

O sistema de exercícios é fundado, a Contrologia nasce! Os exercícios conseguem promover uma verdadeira reeducação dos movimentos, identificando os limites e as necessidades da anatomia humana. Depois da guerra (WWI), ele retornou à Alemanha e colaborou com especialistas importante na dança e exercícios físicos, tais como Rudolf Laban. Em Hamburgo, ele lutou boxe durante a fase em que era uma prática ilegal, existem 2 registros de lutas dele em 1922 que foram suas primeiras lutas, uma na categoria peso médio contra Fritz Dubois que durou 10 rounds e terminou em empate, e a outra no mesmo ano contra Albert Wagner onde sofreu nockout no quarto round. Um tempo depois Joe conheceu Nat Fleischer que foi um famoso colunista da revista "Ring Magazine" que estava a procura de um boxer em ascendência, com a participação em revistas Joe teve uma boa aparição na midia que o levou a se tornar treinador de policiais do Departamento de Policia de Berlin, mais para frente ele foi pressionado a treinar os membros do exército alemão sempre secretamente, pois depois da primeira guerra mundial o Tratado de Versailles que proibia o treino de homens para guerra.


Joseph tirou férias e foi para os EUA em um navio chamado Albert Ballin dia 6 de Outubro, acompanhado de 2 amigos, Marks e Clerk que ficaram morando por lá mesmo, Joe voltou 60 dias depois para a alemanhã. Em 1926, descontente com a situação sócio-política de seu país, Joe resolveu imigrar para os EUA de vez e abandonar seu trabalho com o boxe, embarcou em um navio chamado Westphalia dia 14 de abril chegando somente dia 27 do mesmo mês. Somente nesta viagem que Joseph foi conhecer sua terceira esposa, Anna Clara Zuener. Fazendo um pequeno apendice é interessante lembrar que sua primeira esposa Maria que faleceu em 1913, com ela teve uma filha chamada Helene apelidada carinhosamente de Leni que nasceu em 1906 dia 30 de novembro, cuja a primeira visita ao pai nos EUA foi em 1939 já com 33 anos. Sua segunda mulher chamada Elfriede com quem se casou no dia 30 de outubro de 1919, teve um relacionamento curto com ele e sem filhos, pois foram separados quando Joe foi para a Ilha de Weigth como prisioneiro na Primeira Guerra mundial, assim fazendo de Clara sua terceira esposa.
Bom, então Joseph Pilates imigrou para os EUA em 1926 e foi morar com seu Tio William Meyer que morava no Nº112 da Rua 59th em Manhattan, Já Clara foi morar no Brooklyn com seu Tio Louis Mitschang que morava no Nº480 da Harman Street. Existe um mito em que a motivação para ele ter imigrado para os EUA em que Joe iria treinar um boxer chamado Max Schmeling e que se esse atleta ganhasse o campeonato nacional de peso pesado o mesmo iria montar seu primeiro studio, este boxer somente teve sua primeira luta em 1930 e não existem registros de alguma ligação entre os dois. Uma prova que acaba com este mito é a data e o local da primeira patente dos aparelhos de pilates, o primeiro aparelho criado e patenteado foi o "Universal Reformer" em 27 de agosto de 1924 e um dos motivos de suas férias em 25 foi para criar uma patente do reformer nos EUA também. Tanto Clara quanto Joseph tiveram sua naturalização em 1933, se declarando Solteiros, não existem registros de alguma união matrimonial entre os dois, sabe-se que em 1939 os dois dividiam o mesmo endereço. 

1940 - Na década de 40, Joseph tinha atingido grande notoriedade no mundo da dança, embora haja poucas informações sobre o início do primeiro estúdio para a prática de Pilates. Diz a revista Dance de Fevereiro de 1956: “Mais tarde ou mais cedo, virtualmente, todos os bailarinos de Nova Iorque, e seguramente todos aqueles que tinham estudado no Jacob’s Pillow entre 1935 e 1951, tinham-se calmamente submetido à instrução entusiasta de Joe Pilates”.

Como todo gênio Joseph também foi um grande "marketeiro", não foi inocente quando se tratava de lançar rumores. A história de sua infância doentia crivada de asma e raquitismo é altamente improvável, considerando o seu pai era o diretor de todos os turnvereins¹ na Renânia. Joe também aumentou sua idade em três anos para que as pessoas ficassem impressionadas com a sua aparência jovem.

¹- Turnvereins era clube de ginástica, clube de exercício de A.K.A., fundada pelo professor e patriota alemão Freidrich Ludwig Jahn, em Berlim, em 1811. O Clube foi desenvolvidos para se preparar fisicamente jovens para defender seu país contra a França napoleônica. Trazido para a América na década de 1850 por imigrantes alemães, que mais tarde ficou conhecido como o "American Turners".

Joseph Humbertus Pilates

  Veja alguns vídeos de Joseph  

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • insta

Todos os direitos reservados ao Körper Studio® Pilates | 2018

Empresa Parceira |